“Aníbal Marques nasce em Lisboa no ano de 1955. Desde cedo, para onde vá, a Nikon é a sua companheira. Durante mais de 30 anos, nas horas livres de 2ª a 6ª entre as 9 e as 18, ocupa o seu tempo como profissional de seguros até que, em 2007, decide finalmente começar a trabalhar a sério naquilo que mais gosta, a fotografia.”

Este excerto do texto redigido pelo meu filho para suporte biográfico da minha primeira exposição, em 2010, resume, na sua carinhosa ironia, a minha carreira de fotógrafo.

As máquinas e as objectivas de amador avançado que felizmente fui podendo adquirir, alguns prémios em concursos, um ou outro trabalho publicado e os elogios dos amigos que, talvez por o serem, diziam vislumbrar um talento inato desbaratado em actividades menos artísticas, ajudaram a manter sempre viva a miragem de uma eventual profissionalização.

A paixão pela fotografia começou muito cedo mas não exagero se disser que é cada vez maior, agora alimentada pela minha disponibilidade total para a actividade.

A publicação desta página pessoal justifica-se como complemento de vários projectos realizados nos últimos tempos. Ao fim e ao cabo ela é, também, a materialização de um sonho de décadas, quando me perguntam o que faço, poder responder que sou fotógrafo.

Como diria Paul Valéry (1871-1945), “o que há de melhor numa coisa nova é aquilo que satisfaz um desejo antigo”.

  

Maio de 2013

Contacte-me